Tesla entrega primeiras unidades do Cybertruck

Tesla entrega primeiras unidades do Cybertruck
E a Tesla finalmente entregou as primeiras unidades do Cybertruck, em um evento realizado no último dia 30, em sua fábrica em Austin, no Texas. Eu, sinceramente, duvidava que Elon Musk estava falando sério sobre esse modelo, mas me enganei profundamente. Porque, convenhamos, é um modelo no mínimo "excêntrico", como o próprio dono da marca.

Já assisti inúmeros vídeos com avaliações e ainda sofro um pouco para me acostumar com o seu design. Eu não gosto, nem desgosto. Não acho o Cybertruck feio, mas também não é bonito. Sério, estou confuso.

Mas já que essa promessa parece ter se tornado realidade, vamos falar um pouco sobre suas características, certo? Primeiro é importante entender que apenas 10 unidades foram entregues e a sua produção em escala será iniciada somente em 2025. Isso se nada mudar até lá.

Ela será oferecida em 3 configurações: a versão de entrada (RWD) com um motor elétrico, faz de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e possui autonomia de aproximadamente 400 km (US$ 60.990). A versão intermediária (AWD) com dois motores elétricos, faz de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos e possui autonomia de 550 km (US$ 79.990). E, por fim, a versão chamada de Cyberbeast, com três motores elétricos que geram cerca de 845 cv de potência, faz de 0 a 100 km/h em incríveis 2,6 segundos e possui autonomia de pouco mais de 500 km (US$ 99.990). Sim, essa versão mais potente tem um alcance menor do que a versão intermediária. Aí fica a cargo do comprador definir suas prioridades.

Uma característica que torna o veículo ainda mais excêntrico é a sua carroceria à prova de balas. Em um vídeo divulgado pela Tesla, o Cybertruck resistiu a disparos de uma submetralhadora e uma pistola com munição 9 mm e de uma submetralhadora calibre .45. Essa resistência se deve à flexibilidade dos painéis de aço inoxidável que absorvem o impacto dos projéteis. Porém, é importante citar que os seus vidros são parcialmente blindados, resistindo apenas a impactos de pedras.

Outras características da Cybertruck são a suspensão pneumática que pode elevá-la a até 43 centímetros do solo, possui rodas de 35 polegadas e rodas traseiras direcionais. Internamente virá com a já conhecida tela central e uma segunda para os passageiros. Contará com um enorme teto panorâmico, cobertura elétrica deslizante na caçamba e tomadas elétricas que servem, inclusive, para carregar outros veículos.

Se eu compraria uma? Muito improvável. Ficaria muito mais inclinado a investir em uma Ford F-150 Lightning topo de linha que custa quase US$ 10 mil a menos do que a Cyberbeast e, convenhamos, é muito mais bonita. Mas isso na minha opinião.

Fotos: Divulgação

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