Renault 5 E-Tech é 100% elétrico, recheado de tecnologia e inspirado em modelo dos anos 1970

Este é o Renault 5 E-Tech 100% elétrico, inspirado em um modelo da década de 1970 conhecido pelo seu design vanguardista, versatilidade e economia de combustível.
Fabricado na França, deve partir dos € 25.000, ou cerca de R$ 135 mil na conversão direta (e sem impostos de importação). De qualquer forma, a ideia da montadora é inseri-lo no segmento dos automóveis urbanos pequenos, elétricos e acessíveis.
Quando o Renault 5 foi lançado em 1972, chamou a atenção pelo seu design original e moderno. Seus para-choques de plástico, carroceria e faróis coloridos conferiam-lhe uma aparência travessa, quase humana. Posicionado para refletir a face em mudança da sociedade, foi um sucesso imediato junto dos compradores franceses, especialmente mulheres e jovens, uma nova base de clientes para a época.
Então, como você revive um ícone cuja popularidade nunca diminuiu? Qual a melhor forma de o transformar num novo objeto de desejo, não só para quem se lembra da aventura do Renault 5 original, mas também para as gerações mais jovens com expectativas diferentes, num mundo em plena transição elétrica e digital? Que valores devem informar este renascimento? Estas são apenas algumas das questões que nortearam o trabalho da equipe do projeto, desde os aspectos visuais até ao desenvolvimento e lançamento deste novo Renault 5 para o século XXI.
A equipe de design tinha muito com o que brincar. Eles adotaram uma abordagem profundamente emotiva em seu trabalho, adotando um estilo “retrofuturista”. Cores vivas, faróis com visual atrevido, lanternas traseiras verticais, asas esculpidas, acabamento do teto colorido, grade de ventilação na parte traseira e muito mais: o Renault 5 E-Tech elétrico faz muitas referências ao estilo travesso de seu antecessor. A ideia era dar um novo toque aos detalhes que vivem na mente das pessoas, em sintonia com o século XXI e a transição elétrica.
A grelha de ventilação no capô do carro original foi reinventada para acompanhar os novos tempos. Hoje, é um indicador de carga na forma do icônico número 5. Quando o condutor se aproxima do veículo, este acende-se, ilustrando a estreita interação entre o homem e a máquina. Outro exemplo de interface humanizada é a sequência de boas-vindas dos faróis LED em forma de pupila, que ‘piscam’ para o condutor. Ausentes no Renault 5 original, mas hoje essenciais para uma eficiência ideal, estão as características aerodinâmicas. Hoje, eles estão presentes, mas invisíveis, como o vidro aerodinâmico colocado sobre as lanternas traseiras para otimizar o fluxo de ar.
“Utilizamos pedaços de memória coletiva que traduzimos de uma forma muito contemporânea para criar o R5 de amanhã. Não queríamos que o Renault 5 E-Tech Electric parecesse nostálgico ou vintage. Queríamos despertar emoções e criamos um carro vibrante, enérgico e POP.“ (Gilles Vidal, vice-presidente de design da Renault e Ampere)
Modelo da década de 1970 que serviu de inspiração para o novo Renault 5 E-Tech é 100% elétrico
A emoção inspirada no design exterior é espelhada no interior. O motorista recebe uma recepção particularmente calorosa. O Renault 5 E-Tech elétrico dispõe de uma grande tela tátil multimídia de 10,1" com uma interface luminosa e fluída. O design gráfico e sonoro da sequência de boas-vindas foi desenvolvido em colaboração com o instituto Ircam de música e som e com Jean-Michel Jarre. O renomado Artista, compositor e autor, pioneiro da música eletrônica e apaixonado por tecnologia, desenvolveu também as paisagens sonoras de bordo e o VSP (Vehicle Sound for Pedestrians), alarme externo emitido pelo carro em velocidades abaixo de 30 km/h para alertar os pedestres.
O Renault 5 E-Tech elétrico apresenta um novo carregador bidirecional AC compatível com as tecnologias V2L (veículo para carga) e V2G (veículo para rede). Este sistema pioneiro está prestes a ser amplamente utilizado. Isso tornará o veículo um verdadeiro ator no ecossistema energético através dos serviços da Mobilize, alimentando a rede com eletricidade livre de carbono. Como resultado, os utilizadores irão desfrutar de redução significativa nas suas contas de eletricidade.
Sob o capô, o motor do Renault 5 E-Tech elétrico é mais compacto que os motores do Megane E-Tech elétrico e do Scenic E-Tech elétrico, nos quais se baseia. Com base na experiência dos seus antecessores em termos de durabilidade, o motor estará disponível com três potências: 110, 90 e 70 kW.
O Renault 5 E-Tech elétrico é um automóvel versátil, tanto em casa, na cidade ou na estrada, graças ao seu carregador AC de 11 kW, ao seu carregador DC de 80 ou 100 kW e à sua bateria até 52 kWh que lhe conferem uma autonomia de até até 400 km WLTP. Uma raridade no segmento de citadinos elétricos, pode até rebocar um reboque, com capacidade de reboque de 500 kg.
A suspensão traseira multi-link, emprestada dos segmentos de mercado topo de gama, proporciona um nível de aderência à estrada e desempenho anteriormente desconhecido neste segmento. Tudo isto contribui para um prazer de condução excecional, sem comprometer o conforto.
O Renault 5 E-Tech elétrico conta com o sistema OpenR Link de última geração com Google integrado, além de mais de 50 apps e serviços práticos como a integração da recarga elétrica na viagem planejada.
Juntamente com os serviços conectados do Google, o Renault 5 E-Tech elétrico estreia o Reno, o avatar oficial da Renault, um companheiro de viagem inteligente. Desenvolvido pela Renault para levar aos clientes uma experiência elétrica mais agradável e intuitiva, o avatar Reno tem verdadeira personalidade. Projetado para responder às dúvidas e comandos do usuário (por exemplo: “Ei Reno, agende uma cobrança para amanhã às 8h” ou “Ei Reno, como posso aumentar meu alcance?”), ele confere ao veículo uma assinatura relacional cheia de empatia.
O conforto sonoro é otimizado com o sistema patenteado de isolamento acústico smart cocoon e um pára-brisa acústico, um recurso emprestado de outros mercados. Para conforto térmico, uma bomba de calor económica poupa energia da bateria.
Em segurança, o Renault 5 E-Tech elétrico possui sistemas de ajuda à condução (ADAS), incluindo o controle de cruzeiro adaptativo inteligente que lê a estrada e o Active Driver Assist, uma tecnologia de condução automatizada de nível 2. Inclui também tecnologias inovadoras para facilitar o trabalho dos serviços de resgate em caso de acidente (Fireman Access, Pyroswitch e QRescue). O novo sistema de travagem dinâmica reduz para metade o tempo de reação da travagem automática. Por fim, o Safety Coach apoia o motorista na redução do risco de acidentes.
O Renault 5 E-Tech Elétrico será lançado em setembro de 2024.
Comente esse artigo