Porsche lança Macan 2025, seu primeiro SUV totalmente elétrico

Porsche lança Macan 2025, seu primeiro SUV totalmente elétrico

Dez anos após o seu lançamento, o Porsche Macan caminha para a sua segunda geração, agora totalmente elétrico, com motorizações de até 470 kW, ou cerca de 639 cv e 115,2 kgfm de torque, com autonomia de até 784 km (no padrão europeu). São dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, e em sua versão turbo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos com velocidade máxima de até 260 km/h.

A saída de carregamento é de até 270 kW e a bateria pode ser carregada até 80% em aproximadamente 21 minutos em uma estação de carregamento rápido. Nas estações de carregamento de 400 volts, um interruptor de alta tensão na bateria permite o carregamento do banco, dividindo efetivamente a bateria de 800 volts em duas baterias, cada uma com uma tensão nominal de 400 volts. Isto permite um carregamento particularmente eficiente, sem reforço de alta tensão adicional, até 135 kW. O carregamento de até 11 kW é possível em caixas de parede domésticas.

A eletrificação levou a um aumento do espaço de bagagem no Macan. Dependendo do modelo e do equipamento instalado, a capacidade atrás do banco traseiro é de até 540 litros (modo carga). Além disso, existe o ‘frunk’, um segundo compartimento de bagagem sob o capô com capacidade para 84 litros. Isso equivale a 136 litros a mais que o modelo anterior. Se o encosto do banco traseiro for totalmente rebatido, a capacidade do bagageiro traseiro aumenta para até 1.348 litros. A capacidade máxima de reboque de 2.000 kg completa as qualidades altamente práticas do novo Macan.


Head-up display com realidade aumentada. (Foto: divulgação)

O Macan vem equipado com até três telas, incluindo o painel de instrumentos independente de 12,6 polegadas com design curvo e o display central de 10,9 polegadas. Pela primeira vez, o passageiro também pode visualizar informações, ajustar configurações no sistema de infoentretenimento ou transmitir conteúdo de vídeo enquanto o carro está sendo conduzido através de sua própria tela de 10,9 polegadas (opcional). Também pode vir equipado com um head-up display com tecnologia de realidade aumentada. Elementos virtuais, como setas de navegação, são integrados visualmente e perfeitamente ao mundo real. A imagem aparece ao motorista a uma distância de 10 metros e corresponde ao tamanho de um display de 87 polegadas.


Detalhe das três telas que compõem o painel do Porsche Macan EV (Foto: divulgação)

Tanto o Macan 4 como o Macan Turbo têm tração integral. Os dois motores elétricos são controlados pela eletrônica de potência quase em tempo real. O Porsche Traction Management (ePTM) controlado eletronicamente funciona cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema convencional de tração integral e pode responder a derrapagens em 10 milissegundos. Além disso, a distribuição da tração integral é regida pelo programa de condução selecionado. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), um bloqueio do diferencial controlado eletronicamente no eixo traseiro, também contribui para a tração, estabilidade de condução e dinâmica lateral do Macan Turbo.

Os modelos Macan com suspensão pneumática – também de série no Turbo – estão equipados com o controle eletrônico de amortecimento Porsche Active Suspension Management (PASM). Isto também pode ser combinado com a suspensão com molas de aço como opção.

Pela primeira vez, o Macan possui eixo traseiro direcional (opcional), com ângulo de direção máximo de cinco graus, permitindo manobras mais precisas em trecho urbano, ao mesmo tempo que oferece mais estabilidade em velocidades mais elevadas.

Desde 2014, a Porsche já entregou mais de 800.000 exemplares do Macan em todo o mundo e esta história de sucesso deve continuar com o seu sucessor totalmente elétrico, que continuará a ser produzido na fábrica da Porsche em Leipzig, na Alemanha. Np Brasil, o Macan elétrico deve chegar no segundo semestre deste ano.

Compartilhe este post

Comente esse artigo