Lucid Air Sapphire, um sedã elétrico esportivo e de luxo

Lucid Air Sapphire, um sedã elétrico esportivo e de luxo

Talvez você nunca tenha ouvido falar da Lucid Motors, mas eu estou aqui para acabar com essa indiferença. Trata-se de uma empresa fundada em 2007 na Bay Area de São Francisco, Califórnia, pelos empresários Bernard Tse e Sam Weng. Inicialmente, fornecia baterias para carros elétricos e outras aplicações veiculares sob a marca Atieva (hoje extinta), mas acabou evoluindo para uma pretensa concorrente da Tesla Motors, de Elon Musk. Para isso, contratou em 2013 o engenheiro Peter Rawlinson, como diretor-chefe de tecnologia, mas que veio a se tornar CEO da companhia em 2019. Rawlinson foi vice-presidente de engenharia da Tesla e também o engenheiro-chefe responsável pelo Model S, um dos mais bem sucedidos modelos da marca.

Em dezembro de 2016, foi lançado o primeiro protótipo da companhia, o Lucid Air, um sedã com design diferenciado, que aposta no luxo minimalista que tem um único objetivo: ser um "Tesla Killer". Ao longo dos anos o modelo evoluiu e variações foram lançadas, sendo elas: Pure (430 cv de potência e autonomia de 660 km), Touring (620 cv de potência e autonomia de 661 km), Grand Touring (819 cv de potência e autonomia de 830 km) e Sapphire (incríveis 1.234 cv de potência e autonomia de 687 km). O modelo de entrada, Pure, é o único com tração traseira. Todos os outros possuem tração nas quatro rodas.

De todas as variações do Lucid Air, o Sapphire é o topo de linha. Curiosamente não possui o maior alcance, que fica com o Grand Touring, mas o valor é o dobro: US$ 249,000 (ou cerca de R$ 1,39 milhão, em conversão direta, na data de publicação deste artigo). E é dele que eu quero falar.

O Lucid Air Sapphire é o primeiro sedã superesportivo de luxo totalmente elétrico do mundo, com os seus incríveis 1.234 cavalos de potência e 197 kgfm de torque, que leva o sedã de 0-100 km/h em 2,1s (0-60 mph em 1,89 segundos) e velocidade máxima de 320 km/h.



São três motores, quatro modos de direção, freios de carbono-cerâmica, um pacote aerodinâmico especial, bancos esportivos, suspensão ajustada para pista e muito mais.

Em relação às outras variações do Lucid Air, o Sapphire inclui um exterior otimizado para downforce e eficiência em altas velocidades, bem como uma pintura externa exclusiva Sapphire Blue combinada com o acabamento Stealth Look da Lucid. As rodas Aero Sapphire usam pneus Michelin Pilot Sport 4S especialmente projetados, oferecendo desempenho aprimorado e maior eficiência, complementados por tampas de roda aerodinâmicas removíveis em fibra de carbono.

A cabine do Lucid Air Sapphire amplia a beleza proposital do exterior com um novo tema interior chamado Sapphire Mojave. Os bancos foram desenvolvidos exclusivamente para o Sapphire, que oferecem ao mesmo tempo esportividade e um nível elevado de conforto, com aquecimento, ventilação e função de massagem.



O Lucid Air Sapphire inclui:

Nova unidade de tração traseira dupla que funciona em conjunto com a unidade de tração dianteira com motor único, molas dianteiras e traseiras, buchas, barras estabilizadoras e software de direção reajustados, software exclusivo de controle de amortecedor adaptativo e ajuste para ABS, controle de estabilidade, frenagem e direção assistida eletrônica (EPS), algoritmos de controle de torque e controle de tração desenvolvidos internamente, novos freios de carbono, rodas Aero Sapphire personalizadas (aro 20 na dianteira e 21 na traseira), combinadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S desenvolvidos com um composto especial específico Sapphire, capas de roda aerodinâmicas removíveis em fibra de carbono com contraporca central, teto de alumínio introduzido para reduzir o peso total do veículo e diminuir o centro de gravidade, bancos dianteiros esportivos aquecidos e ventilados com função massagem, portas com fechamento suave, abertura/fechamento elétrico do porta-malas (dianteiro e traseiro) e sistema de carregamento ultrarrápido.

Compartilhe este post

Comente esse artigo